Significado da Árvore da Vida

Significado da Árvore da Vida

Resistentes, fortes e bonitas, as árvores podem viver por centenas, ou mesmo milhares de anos. Portanto, não é surpresa que estas magníficas plantas integraram-se ao folclore, cultura e até religião, onde servem como símbolos positivos com significados que são intrigantes e afáveis. Assim como estes símbolos antigos, as joias da árvore da vida podem significar muitas coisas. Hoje em dia, a maioria de nós usa-as para simbolizar as raízes profundas e os laços familiares cada vez maiores. Embora existam muitas versões da árvore da vida, levaria um livro inteiro para discuti-las; assim sendo, vamos dar uma olhada em alguns dos significados mais conhecidos e mais amados.

A Árvore da Vida Celta

Para os antigos celtas, a árvore da vida era um símbolo importante. Conhecido como Crann Bethadh, este belo design representava o equilíbrio, a harmonia e a interconexão de todas as coisas no mundo natural. O símbolo remonta aproximadamente 2.000 a.C., com gravuras da Idade do Bronze que antecedem a própria cultura celta em aproximadamente 1.000 anos. A maioria dos estudiosos concorda que os celtas adotaram e adaptaram a versão nórdica do símbolo da árvore da vida para seu próprio uso. Ainda popular hoje em dia, este símbolo retrata uma árvore em um círculo, muitas vezes com raízes e ramos que parecem se unir de forma encantadora e entrelaçada. Muitas vezes, as versões contemporâneas substituem a laçaria com nomes de família, acrescentando ainda mais significado a este ícone antigo.

Por incrível que pareça, a árvore da vida era mais que um elemento decorativo para os celtas, que viveram há milhares de anos. Quando novos assentamentos foram formados, uma única árvore ficava no centro de cada clareira. Esta árvore servia como um local de encontros importantes, proporcionando sombra e beleza. Por causa das aves e animais que podiam ser vistos ao redor da árvore, ela era vista como uma zeladora – literalmente, uma árvore da vida viva e pulsante. Além disso, os primeiros celtas acreditavam que estas árvores tinham poderes especiais. Por isso, uma árvore da vida viva era um recurso necessário em todas as comunidades. Era considerado um crime danificar estas árvores e, durante os tempos de guerra, as tribos triunfavam sobre seus inimigos cortando a árvore da vida de seus adversários.

O Símbolo Árvore da Vida

Na cultura celta, dentre outras, o significado principal do símbolo árvore da vida é a interligação de todas as vidas. Nas profundezas da terra, as raízes das árvores interconectam entre si e com as raízes de outras plantas; na cobertura da floresta, os ramos se cruzam de forma que fornecem sombra e abrigo para pássaros, animais e outras plantas que povoam o solo da floresta. Uma única árvore pode servir como uma casa para criaturas entocadas, esquilos diligentes e esquilos, e pássaros canoros coloridos, ao mesmo tempo em que oferecem frutas ou nozes, além de proporcionar sombra aos viajantes.

Já que ascende das raízes da árvore e apóiam seus ramos, os troncos das árvores muitas vezes eram vistos como conectores entre o céu, a terra e o submundo. Os celtas antigos acreditavam que suas divindades usavam as árvores para facilitar a comunicação entre seres humanos e espíritos, bem como com outras formas de vida.

Além de seu significado espiritual, a árvore da vida simboliza longevidade, sabedoria e força. Também serviu como um símbolo de renascimento, graças à sua capacidade de soltar folhas velhas no final do outono, antes de passar o inverno em uma letargia sem folhas e, depois, brotar novas folhas com a chegada da primavera. Como um símbolo da família, a árvore da vida conecta gerações passadas, presentes e futuras de forma linda e visível.

Não é de se admirar que, hoje, a árvore da vida está entre os símbolos mais populares em todo o mundo. Todas as versões são associadas a energia positiva, continuidade, harmonia e equilíbrio. Seja presenteada com um pingente ou uma pulseira árvore da vida, é um dos designs de joias mais significativos e icônicos que alguém pode usar.




Copyright © 2009-2022 ColarComNome Todos os direitos reservados.